top of page

Como lidar com pessoas tóxicas?



Quem nunca sentiu dificuldade em se relacionar com pessoas depois de iniciar o processo de autoconhecimento?


Se você passou ou está passando por essa fase, fica tranquila(o), todo mundo passa! É um processo normal e você vai entender o porque.


Se relacionar com um outro ser é uma das necessidades básicas enquanto seres humanos. Buscamos sempre participar de comunidades, rodas de amigos, lugares diversos, tudo para nos sentirmos pertencentes e acolhidas(os).


Porém, quando iniciamos o processo de autoconhecimento e despertar da consciência, entendemos que essa visão é arcaica e que hoje, não precisamos de um grupo qualquer para nos sentir "especial", mas sim de um lugar que realmente ressoa com a nossa verdade interna. (Se você quer entender sobre as fases do despertar, recomendamos que assista a AULA 027 - As fases do despertar espiritual)


A partir daí, passamos a observar a vida com uma nova lente.

As pessoas, os lugares, as conversas, tudo que frequentávamos e tínhamos acesso, passam a não fazer mais sentido com a nossa nova versão. E não porque eles são "ruins" ou "chatos", mas porque eles são incoerentes com a frequência que estamos vibrando.


Quando elevamos o nosso nível de consciência e compreendemos essa perspectiva energética, nós passamos a visualizar coisas que antes não conseguíamos, inclusive as toxidades das pessoas. Que podem ser tanto da nossa família como do nosso convívio social/profissional.


Começamos a ver os seus "defeitos", o seu modo de tratar outras pessoas, a sua forma agressiva de se comunicar, o abuso emocional, espiritual e as vezes até físico. As suas atitudes prejudiciais, o vitimismo, entre outras situações desafiadoras que elas apresentam ao longo do convívio.


E nós, por estarmos despertas(os) e entendermos que isso é tóxico, entramos em uma energia distorcida de superioridade e passamos a julgar, apontar o dedo e criticar ela diariamente.


Começamos a culpá-las pelas frustrações de nossas vidas, por não sermos bem acolhidas(os) e amparadas(os), ou por simplesmente não serem como nós queríamos que elas fossem (principalmente quando são pessoas muito próximas de nós, como família ou amigos).


A verdade é que: começamos a apontar o dedo, nos colocando acima delas, achando que estamos sendo "seres espirituais" mas, na verdade só estamos caindo na armadilha do nosso Ego.

Você pode estar se perguntando: "Ah, então você está dizendo que eu tenho que concordar com pessoas tóxicas e não fazer nada?" e não, não é isso que estamos dizendo.

Pessoas tóxicas são seres que drenam a nossa energia, nos fazem enxergar a vida com uma lente cinza e roubam a nossa vitalidade querendo atenção. Ou seja, são pessoas que precisam de ajuda, e não de mais crítica e punição.


Existem formas de lidar com elas e vamos te mostrar como:


Simplesmente não lide com pessoas assim, pare de querer ser uma(um) agradadora(r) e expanda a sua verdade. Pode parecer difícil no começo, mas confie, isso vai mudar a sua vida! Muitas vezes você está escolhendo lidar com pessoas que você pode simplesmente se afastar. (Se você tem dificuldade com isso, recomendamos a Aula 070 - Como deixar de ser um Agradador e o texto do Blog “Honrar x Agradar”);


Imponha limites e comece a separar o que é seu do que é do outro. Saber falar não, encerrar uma conversa densa ou ignorar o vitimismo alheio, são fundamentais para você não deixar que o outro invada o seu campo energético;


Ative a sua compaixão pelo processo do outro, lembrando que ele não é inferior a você, ele apenas está com uma lente diferente da sua e visualiza a realidade de forma distorcida. Cada pessoa está em um nível de consciência único, e compreender isso irá te libertar.


Ore por essa pessoa, deseje o bem, envie amor e visualize uma bolha de luz rosa do seu coração para o dela. Dessa forma você estará guiando essa pessoa para o bem em meio ao caos interno que ela está vivendo neste momento.


E nunca se esqueça que, todos nós somos seres humanos e estamos aqui para evoluir.


Todo desafio, dor, desconforto que você está passando são oportunidades para você evoluir e transbordar a sua verdade cada vez mais.

Ative a sua sabedoria interior e sinta qual é a melhor opção para você neste momento - caso você lide com pessoas próximas que são tóxicas - e saiba que, todos nós podemos expandir, só cabe a cada um fazer essa escolha, por isso, escolha você e ilumine o caminho de outras pessoas que precisam da sua luz.


__________________________________________________________________________________


Se você sente de se aprofundar nesse tema e quer aprender a blindar e proteger o nosso campo energético recomendamos que assista a Aula 072 - Proteção e Blindagem Energética disponível no Portal.



__________________________________________________________________________________


VÍDEO COMPLEMENTAR:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page