top of page

Sintomas de esgotamento físico e emocional



Você sabia que você é um ser que possui limitações? Todo ser humano é limitado, possuindo assim, limite físico, emocional, cognitivo e até mesmo espiritual.


A falta de conhecimento das nossas limitações e tolerâncias, pode nos fazer ultrapassar essa barreira, não usá-la apropriadamente ou permitir que alguém se aproveite disso. Cada pessoa possui um limite único e ele oscila dependendo do ambiente ou de quem está interagindo.


A vida moderna camufla as limitações e nos coloca em um lugar onde sentimos que temos que estar o tempo todo produtivos.

Porém, se não nos permitimos desfrutar de um tempo de descanso para organizar as ideias e viver o ócio, acabamos nos sobrecarregando e manifestando distorções físicas, mentais e espirituais.


Desde que somos bebês recebemos as primeiras referências dos limites dos outros e de nós mesmos. As regras, os valores e a rotina já estipulam para a criança até onde é correto ir, por exemplo.


Se recebemos excesso (pessoa que detesta incomodar) ou falta dessas barreiras (pessoa que abusa e é folgada), criamos uma distorção perante até onde podemos e devemos ir.

A gente não pode fazer o que quiser sem colher consequências. As próprias leis universais são limitações da existência. A única coisa ilimitada, infinita e onipresente é Deus.


Algumas pessoas nunca testaram seus limites, vivendo assim sempre com o mínimo de esforço. Enquanto outras ultrapassam os seus limites com frequência.


O nosso corpo e as nossas emoções nos mostram sinais sutis de que algo não está correto. Conforme não os ouvimos ou simplesmente os ignoramos, esses sinais começam a crescer, apresentando sintomas mais fortes, como se fosse um grito de SOS para pararmos.


5 SINTOMAS DE ESGOTAMENTO MENTAL E FÍSICO


1) Ressentimento - emoção predominante quando nos sobrecarregamos

2) Doença no corpo físico - somatização causada pela falta de escape

3) Hipersensibilidade - coisas pequenas se tornam grandes e choramos em excesso

4) Desconexão - com a vida, com a rotina e com as coisas que sempre gostou

5) Fadiga - Exaustão física, falta de memória, dor no corpo e cansaço constante


Se identificou com um ou mais sintomas de esgotamento?


Existem algumas formas de mudarmos esses padrões destrutivos para conseguirmos evoluir e transformar positivamente a nossa realidade. O autoconhecimento dos nossos limites são a chave principal para que essa transformação aconteça.


Para descobrir como você pode viver de forma saudável sem se sobrecarregar, assista a ​Aula 114 Estabelecendo limites saudáveis disponível para alunos ativos do Portal Despertando.


__________________________________________________________________________________

Se você deseja mergulhar dentro de si e descobrir a imensidão que te compõe, baixe o nosso App "Portal Despertando" gratuitamente. Ele está disponível na App Store (iPhone ou iPad) ou no Google Play (Android). Assim que baixar faça o seu cadastro e explore todos os conteúdos disponíveis, como meditações, +114 aulas sobre autoconhecimento, notificações diárias e muito mais. Para baixar, clique aqui.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page