top of page

O que é autoestima e qual a importância dela na nossa vida



Quando éramos crianças tínhamos a visão de mundo de que tudo era uma coisa só, que éramos uma unidade com o mundo e com os nossos pais. Com o tempo e com o espelhamento, começamos a entender que somos um indivíduo separado, e que é através das pessoas que nos criam, que formamos a nossa primeira visão de nós mesmos.


Assim nasce o eu, o ego, através do contraste com o outro. Iniciamos essa percepção como se fosse uma câmera externa, onde através das lentes de outras pessoas começamos a formar uma visão sobre nós mesmos.


Molduras nos são colocadas através de adjetivos que quem nos cria repete: que somos espertos, teimosos, brincalhões, tímidos, belos, terríveis… Criamos uma colcha de retalhos sobre “quem somos” através da percepção do outro e nos identificamos com tais características, sejam elas verdadeiras ou não.


Se temos uma criação inconsciente e não praticamos o autoconhecimento, passamos o resto da vida querendo confirmar e validar a moldura que nos foi colocada, reduzindo assim a nossa autoestima e confiança perante a vida.


Nota: é importante frisar aqui que, mesmo que você tenha passado por momentos desafiadores na infância ou adolescência, os seus pais ou quem te criou fizeram o melhor que podiam com a consciência do momento.


O que é a autoestima?


A autoestima é a estima por si, a capacidade de auto-valorização, apreciação e confiança.

É um dos principais pilares dos relacionamentos humanos, pois a forma que nos enxergamos é a forma que permitimos que o outro lide com a gente. Ela está além da aparência física, é um processo de dentro para fora, de auto-percepção e amor por si mesmo.


Por exemplo: Se não nos valorizarmos, não sabermos as nossas vontades e não nos conheceremos de verdade, abrindo espaço para nos relacionarmos com pessoas tóxicas e abusivas. Agora, se nós sabemos o nosso valor, conhecemos as nossas vontades de alma e compreendemos os nossos limites, iremos atrair relacionamentos elevados e que nos valorizam.


Consegue perceber que tudo está conectado? Nós só atraímos aquilo que temos dentro de nós. Se temos uma autoestima elevada, iremos atrair pessoas que nos valorizem como somos. Agora, se nos ferimos e negamos os nossos diferenciais, vamos atrair relacionamentos que fazem o mesmo.


Tudo começa de um trabalho intenso e profundo dentro de você! Assim, você irá elevar a sua autoestima de forma genuína e transbordará isso para o mundo.


Se você quer entender o que destrói a autoestima e os 3 pilares fundamentais para desenvolvê-la na prática, assista a Aula 085 - Desenvolvendo a autoestima, disponível no Portal Despertando.


__________________________________________________________________________________


Se você sente que precisa se valorizar mais, ativar a sua autoestima e confiança interna, assista a Aula 085 disponível apenas para alunos ativos no Portal.


__________________________________________________________________________________


VIDEOS COMPLEMENTARES:

Você pode fazer essas afirmações todos os dias pela manhã para ativar diariamente a sua autoestima:

__________________________________________________________________________________

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page