top of page

O que são as Inteligências Múltiplas?



Você já se sentiu inferior intelectualmente na escola, faculdade ou até mesmo no trabalho? Se rotulando como burro e com a sensação de que nunca será inteligente?


Infelizmente, isso é algo comum na nossa sociedade.


Muitas pessoas não se consideram inteligentes por não terem tido notas e resultados fora da média na escola, afetando de forma destrutiva a sua autoestima e auto imagem. Resultando em distorção e falta de interesse em aprender coisas novas.


Isso acontece porque, desde cedo, somos ensinados a acreditar que o nosso valor e capacidade podem ser medidos por um boletim anual ou uma prova de vestibular.


Que a nossa inteligência deve ser dimensionada unicamente por testes de QI (Quociente de Inteligência), onde a lógica, a matemática e a habilidade racional são consideradas como a única forma de inteligência.


Somos ensinados a nos encaixar em lugares e profissões que nos impendem de transbordar o nosso potencial individual no mundo.

E isso acontece porque somos constantemente "testados" de forma coletiva e não individual.


Porém, todos nós temos inteligência, que vai além das notas altas da escola. Nós só precisamos de autoconhecimento e oportunidades para conhecê-las.


Em 1980 o cientista e psicólogo Howard Gardner canalizou a teoria das inteligências múltiplas. Onde ele catalogou oito tipos de inteligência, e a importância de cada uma na jornada de autoconhecimento. Ainda existe a nona inteligência, adicionada recentemente, que nos revela o quanto de potencial adormecido nós temos.


Esse estudo ajuda a ampliar a visão do sistema acadêmico para além do aprendizado básico. Nos mostrando que aprendemos de formas distintas e que possuímos capacidades únicas.


Essa teoria permite que as escolas e a forma como nos vemos seja amplificada para visualizarmos todas as inteligências que já existem intrínsecas em nós e como transborda-las nas nossas profissões.


Os 9 tipos de inteligência:


1) Lógico-matemática


2) Espacial-visual


3) Verbo-linguística


4) Musical


5) Corporal-cinestésica


6) Intrapessoal


7) Interpessoal


8) Naturalista


9) Existencial



Cada uma dessas inteligências possui características únicas que podem ou não existir dentro de nós. E a partir do momento em que temos conhecimento delas e as aplicamos,


sentimos mais desejo em nos desenvolver e consequentemente, nos encontramos cada vez mais profissionalmente.

Consegue perceber que você possui sim inteligência, porém ela pode apenas estar adormecida?


Quando compreendemos que a vida prática vai além de questões de lógica, passamos a nos olhar de forma integrativa, equilibrando a nossa inteligência emocional e espiritual.


Existe lugar profissional para você sim, porém você precisa utilizar o autoconhecimento para descobrir quais são as suas inclinações e potências naturais e formas de transbordá-las no mundo.


_________________________________________________________________________________


Para entender profundamente sobre os 9 tipos de inteligência e quais são as profissões relacionadas com cada uma, assista as aulas:


Aula 013 • Clareza dos seus sonhos e porquês

Aula 024 • Trabalhando com propósito na Nova Era Aula 086 • Clareza profissional

Aula 103 • Os 9 tipos de inteligência e suas profissões


Todas elas estão disponíveis, dentro da Biblioteca do Despertar para os alunos ativos do Portal Despertando. Para assistir, clique aqui.


__________________________________________________________________________________

Se você deseja mergulhar dentro de você e descobrir essa imensidão que te compõe, te convidamos a fazer parte da nossa escola de autoconhecimento, Portal Despertando. São mais de 103 aulas sobre desenvolvimento pessoal e expansão da consciência que irão te fazer despertar para quem realmente é. Basta se inscrever por 7 dias grátis aqui: Portal Despertando e ver se a nossa escola ressoa com o seu momento atual.



__________________________________________________________________________________


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page