top of page

Como encerrar ciclos da vida com consciência



A experiência humana e universal é cíclica, ou seja, ela é feita de inúmeras fases. O início, o meio e o fim estão integrados, fazendo com que a experiência seja um vórtex eterno de aprendizados e transformações.


A Lei da correspondência diz que tudo que está acima é como o que está abaixo, tudo o que está dentro é como o que está fora. Observe os ciclos da natureza, do dia e da noite, das fases da lua, das estações do ano, das fases da vida, do ciclo menstrual… Perceba que tanto no micro quanto no macro cosmos, tudo vibra, se movimenta e evolui no formato circular e espiral.


Ou seja, nada está parado, tudo está em movimento. Nós vivemos ciclos dentro de ciclos e esse fluxo natural é essencial para a nossa realidade aqui na Terra.

Por isso que os encerramentos não precisam ser dolorosos. Faz parte do processo da vida começar, continuar e concluir situações. E toda vez que não encerramos ciclos com consciência, iniciamos novos fragmentados e inseguros, tornando a nossa vida muito mais desafiadora.


Como finalizar ciclos da vida com consciência


• Crie uma rotina de encerramento diário


Se você não for capaz de encerrar um dia, quem dirá um trabalho ou relacionamento de anos? Tenha um ritual de agradecimento, reflexão e aprendizado do seu dia. Encerre também as coisas boas e que não fazem mais sentido no seu momento atual, não espere para encerrar apenas coisas horríveis que machucam.


• Entenda que não é porque algo chegou ao fim que precisa existir dor e sofrimento


Todas as vezes que sentir esse peso, observe a natureza, veja como é fluído e leve os fins de ciclo que ela nos revela. Mudar essa crença transformará a forma que você lida com cada encerramento;


• Desenvolva o discernimento do que não te pertence mais


Não tente racionalizar, apenas sinta. Esqueça o querer do seu ego, olhe para dentro e se pergunte: “Eu dei o meu melhor naquilo?” “Qual é o motivo que me faz querer e persistir?” “Faz sentido no meu coração ou é só uma obrigação?”. No fundo, você sabe que já tem a resposta.


• Faça rituais na lua cheia e minguante


Aproveite os ciclos lunares para trabalhar os encerramentos. Observe o que vem para superfície na lua cheia e desapegue na lua minguante. Você pode fazer o ritual de colocar em um papel tudo que você quer deixar ir e depois queimar, permitindo que o fogo ajude a transmutar e liberar.


• Corte laços energéticos com o passado


Caminhe olhando para frente e não para o retrovisor. Agradeça a tudo que experienciou, limpe todos os sentimentos e emoções e se abra com totalidade e presença para o novo que se inicia.


• Pratique a gratidão por tudo o que viveu


Agradeça por todos os desafios, alegrias, conquistas, evoluções, aprendizados que cada ciclo te trouxe. Foram essas experiências que te trouxeram e expandiram a sua consciência até aqui.


• Lembre que encerrar não significa acabar, às vezes é apenas transformar


Nós vivemos ciclos dentro de ciclos, por isso que algumas fases não precisam de fins mas sim de uma nova transformação para aquele ciclo continuar.


• Encerre hábitos, formas antigas de pensar e versões densas


Nem sempre encerrar ciclos é sobre outra pessoa, às vezes precisamos finalizar algumas coisas em nós mesmas(os). Veja o que não condiz com a nova versão que você quer viver e deixe ir, para que uma nova e mais alinhada possa nascer.


Se lembre diariamente que tudo é emprestado, nada no Universo te pertence, nem o seu nome, a sua casa, ou a sua profissão.

Tudo o que você experiencia hoje está a serviço da sua evolução e do bem maior. E quando essas situações cumprirem o seu papel, elas irão para que novas possam chegar.


Encerrar as fases, os ciclos e as experiências com consciência é lembrar que somos seres humanos, a nossa natureza individual é cíclica e é através de deixarmos ir com amor que nos abrimos e permitimos que novas e mais alinhadas situações/pessoas/vivências cheguem e agreguem na nossa evolução.


__________________________________________________________________________________


Se você sente está passando por uma finalização de ciclo ou tem de dificuldades de encerrar ciclos na sua vida, recomendamos que assista a Aula 076 - Como encerrar ciclos disponível no Portal.


__________________________________________________________________________________


VÍDEO COMPLEMENTAR:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page