top of page

6 características de uma pessoa espiritualmente imatura



A maturidade é um processo natural da vida. A vemos se manifestar no corpo físico com o aparecimento de rugas e cabelos brancos e na natureza com o amarelamento das folhas e a maturação das frutas. Esse processo é sim provocado pelo tempo, mas essa não é a sua única causa.


Podemos notar por exemplo, que existem pessoas muito jovens com um elevado grau de maturidade e pessoas de idade apresentando comportamentos extremamente infantis.

Isso nos revela que o envelhecimento não é o único fator que contribui para o desenvolvimento

da maturidade, mas sim um conjunto de atitudes e desenvolvimentos sutis, pois dependendo das escolhas que fazemos ao longo da vida, podemos continuar vivendo de forma imatura.


A maturidade atua nos seguintes campos: biológico (envelhecimento do corpo físico), mental (acesso a sabedoria e inteligência emocional), social (capacidade em lidar com o outro e suas diferenças) e espiritual (onde a nossa consciência perante a existência é expandida).


Se somos jovens e transbordamos imaturidade, isso faz parte do processo de desenvolvimento da vida. Mas se em nenhum momento ultrapassamos a barreira da imaturidade e se nenhuma experiência nos abre um portal para amadurecermos, iremos criar um grande desequilíbrio no nosso desenvolvimento espiritual.


A imaturidade nos faz achar que estamos no centro do mundo, como se todas as pessoas estivessem a todo tempo contra nós, já a maturidade está em ter humildade de saber que ninguém possui a Verdade, por mais que a mesma seja o ponto de referência da sabedoria.


Evoluir espiritualmente é sobre servir o todo, fazer escolhas além de você mesmo, ser desapegado do ego e soltar as opiniões antigas toda vez que algo mais elevado lhe for revelado.


Você pode estar se perguntando agora: "mas como eu sei se estou tendo atitudes maduras ou imaturas na minha vida?" E a resposta é: se observando e se autoconhecendo. Trazendo para a luz (sem medo) todas as atitudes que só sustentam o seu Ego ao invés da verdade do seu coração.


6 CARACTERÍSTICAS DE IMATURIDADE ESPIRITUAL


1) Dá importância extrema a opinião alheia, deixando que o outro lhe fale o que é bom ou não para a sua vida. Aqui habita o medo do julgamento e de não agradar a todos;


2) Se coloca superior as pessoas e acredita que apenas a sua visão de mundo é correta e funcional, não abrindo espaço para ouvir e aprender com opiniões diferentes;


3) Faz apenas o que dá prazer momentâneo, sem pensar nas consequências ou em quem será afetado com essa escolha;


4) Não consegue lidar com situações desconfortáveis e por esse motivo sempre arranja uma forma de fugir ou se anestesiar para o que está sendo mostrado;


5) Está sempre apontando o erro e a incoerência alheia, ao invés de olhar para si e ver o que precisa ser transformado na sua própria realidade;


6) Reage a qualquer emoção, como uma criança que ainda não tem consciência do que está acontecendo. Se rende a qualquer sentimento, colocando-se em um papel de vítima.


Essas são algumas das inúmeras características imaturas que cultivamos no decorrer da vida. Porém, se temos a sede de construir um novo mundo e nos tornarmos seres humanos melhores, precisamos a partir de agora, cultivar a maturidade.

A nossa missão nessa existência, como coletivo e indivíduo, é a evolução humana, que como consequência, influência a nossa evolução espiritual.

Se você se identificou com alguma dessas características ou quer entender profundamente sobre autorresponsabilidades e acessar a verdadeira maturidade espiritual, assista a Aula 090 • Maturidade e evolução espiritual, disponível para alunos ativos do Portal Despertando.


Elas está disponível dentro do módulo 3 > Biblioteca do Despertar. Para assistir, clique aqui.


__________________________________________________________________________________


Caso você ainda não seja assinante da nossa escola, basta se inscrever por 7 dias grátis aqui: Portal Despertando e ver se a nossa escola ressoa com o seu momento atual.


__________________________________________________________________________________

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page