Afinal, o que é a felicidade?
Todos nós buscamos de certa forma a felicidade. Queremos saber como acessá-la e vivê-la das mais diversas formas. Dentro de cada um de nós, existe o busca intrínseca de ser feliz. E por almejarmos tanto viver nesse estado, todas as nossas escolhas são moldadas a partir desse desejo.
Sonhamos em casar, ter filhos, viajar o mundo, conquistar a nossa casa, comprar um carro, empreender... Pelo mesmo objetivo final: SER FELIZ.
O problema é que com o passar do tempo confundimos felicidade com prazer, empolgação e alegria - estados transitórios que dependem de situações externas para serem despertados.
A felicidade vai muito além de uma emoção, ela é um estado de espírito. Esse é o motivo pelo qual todos a buscamos - ela é um desejo da nossa alma viver em estado de plenitude.
Enquanto a projetarmos como um resultado de dinheiro, coisas, prazeres e pessoas, nos perderemos de nós mesmos e consequentemente dela. Esse é o motivo pelo qual existem milhares de pessoas ricas, saudáveis, bem sucedidas e com a “vida perfeita” que se sentem vazias e infelizes.
Não é o externo que nos traz essa sensação, mas sim a nossa busca e compromisso com a verdade.
Aristóteles canalizou para o mundo um conceito muito interessante sobre essa busca pela paz interior. Ele associou a vida ética, moral e virtuosa com esse estado de espírito: a felicidade. Dentro da sua teoria, a virtude habita no caminho do meio, onde não pecamos nem pelo excesso e nem pela falta de uma determinada energia.
Ex: A virtude da coragem é o caminho do meio entre a covardia (falta de coragem) e a imprudência (excesso de coragem). A virtude da sabedoria é o caminho do meio entre a ignorância (falta de sabedoria) e a arrogância (excesso de sabedoria sem prática).
Por isso, é possível notar que mesmo os nossos defeitos e inclinações naturais desafiadoras fazem parte da energia de uma virtude, ou seja, mesmo que tenhamos tendências para o excesso ou falta do que nos mantém no caminho do meio, somos capazes de nos desenvolver e viver de forma equilibrada.
A felicidade é um guia para encontrarmos luz e consciência perante os altos e baixos da vida. Ser feliz não significa ser livre de sofrimento, mas sim sobre saber acessar um estado interior virtuoso.
Se você deseja aprender profundamente sobre felicidade e como transformar os seus desafios em virtudes, assista a Aula 092 • Felicidade e o caminho do meio, disponível para alunos ativos do Portal Despertando.
Ela está disponível dentro do módulo 3 > Biblioteca do Despertar. Para assistir, clique aqui.
__________________________________________________________________________________
Caso você ainda não seja assinante da nossa escola, basta se inscrever por 7 dias grátis aqui: Portal Despertando e ver se a nossa escola ressoa com o seu momento atual.
__________________________________________________________________________________
VIDEOS COMPLEMENTARES:
Comments