Como lidar com a frustração e ajustar as expectativas?



Muitas pessoas querem diminuir ou acabar com as expectativas que possuem pela vida e pelas pessoas. Acreditam que essa é a solução para uma vida sem frustrações. Sendo que na verdade,


expectativa é a habilidade de esperar, desejar e ter esperança em algo.

Ou seja, o problema não é se frustrar, mas sim tê-las desajustadas com a realidade.


O mesmo acontece com a frustração. Foi graças a ela que evoluímos como espécie e indivíduos. Se você tira todas as frustrações da vida de uma criança, por exemplo, naturalmente ela será um adulto com dificuldade de falar e ouvir não, sentirá medo de sair da zona conhecida (de conforto) por medo de errar e se machucar, e consequentemente se privará de se desenvolver como ser humano.


A mesma coisa acontece com a sua vida, se você olhar para trás e tirar todas as frustrações que experienciou até aqui, certamente você não estaria aqui hoje, lendo esse texto e buscando uma transformação pessoal.


Por isso que tanto a frustração quanto a expectativa, são emoções que precisam ser acolhidas por nós, e reajustadas para que se tornem um impulso para a nossa evolução emocional, física, mental e espiritual.


As expectativas são necessárias para nos sentirmos seguros e esperançosos pela vida, enquanto as frustrações são essenciais para reajustarmos a rota caso o que estejamos vivendo não faça sentindo com a nossa essência.


Já imaginou se casar com alguém e não saber o que esperar? Você nunca conseguiria evoluir e amadurecer a relação e os sentimentos perante essa pessoa. Se sentiria inseguro, ansioso e angustiado pela constante dúvida do imprevisível.


Ou vamos supor que você tenha um acordo com seu parceiro de monogamia, se essa pessoa te trair e ir contra esse combinado, você se frustrará e a sua expectativa será destruída. Ou seja, você está reagindo de forma coerente com a realidade.


Por isso que, o primeiro passo não é eliminá-las da sua vida, mas sim ressignifica-las.

3 passos para ressignificar a frustração e ajustar expectativas de forma harmoniosa:


1) Fale mais e espere o mínimo: seja clara com as pessoas, alinhe e realize expectativas sempre que possível.


2) Projete as expectativas em si mesmo: espere menos do mundo e das outras pessoas. Você não tem nenhum controle sobre isso, apenas sobre as suas próprias escolhas e atitudes.


3) Acredite na sua realidade: mesmo que o que você intencionou não se realize, utilize a frustração como um combustível para reajustar a rota. Às vezes uma janela se fecha, para que várias portas possam se abrir.


Se você deseja descobrir como usar a frustração e a expectativa como combustível para viver uma realidade mais alinhada com a sua verdade, assista a Aula 105 Ajustando expectativas e lidando com a frustração disponível para alunos ativos do Portal Despertando.


Para se tornar aluno da mais desperta escola de autoconhecimento e assistir essa aula, clique aqui.


__________________________________________________________________________________

Se você deseja mergulhar dentro de si e descobrir a imensidão que te compõe, te convidamos a fazer parte da nossa escola de autoconhecimento, Portal Despertando. São mais de 105 aulas sobre desenvolvimento pessoal e expansão da consciência que irão te fazer despertar para quem realmente é. Basta se inscrever por 7 dias grátis aqui: Portal Despertando e ver se a nossa escola ressoa com o seu momento atual.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo