Como escolher uma profissão alinhada com a sua essência



A profissão se tornou uma das, se não a mais, áreas importantes da vida.


Vivemos em uma sociedade que valoriza resultados, status, salários… E que pouco a pouco foi se desconectando do trabalho consciente. Como consequência, vivemos em um mundo com pessoas cada vez mais ansiosas, com episódios de burnout, workaholics e que abandonam as outras áreas da vida em prol da carreira.


É normal que após o processo de despertar de consciência e de autoconhecimento, nós comecemos a questionar a nossa vida profissional e toda essa energia de "fazer" ao invés de "ser".


Pela maioria de nós escolhermos a carreira de forma mecânica e inconsciente, é natural que ao olharmos para dentro, vejamos que a carreira escolhida não ressoa com a nossa essência. E no instante em que percebemos isso, tentamos buscar um caminho exato para encontrar o trabalho que realmente ressoa com a nossa essência, mas a verdade é que:


Não existe um mapa certo que vai nos indicar o caminho perfeito para o trabalho dos sonhos.

Assim como tudo na vida, precisamos criar movimento para que tenhamos cada vez mais clareza do que ressoa com a nossa realidade ou não. Enquanto escolhermos uma profissão apenas por dinheiro ou para agradar as outras pessoas, iremos nos frustrar e continuar sentindo vazio.


5 passos para escolher uma profissão alinhada com a sua essência:


1) Avalie a sua bússola interna: feche os olhos e se visualize na mesma profissão daqui 5, 10, 30 anos… Como você se sente? Você vibra e se sente mais feliz nos fins de semana e feriados, ou as datas são indiferentes? Você se sente valorizado e útil no que faz, ou um peso na empresa?


2) Observe as suas inclinações naturais: você é naturalmente mais criativo, técnico, metódico, organizado, líder, executador, sonhador, corajoso, comunicativo, analítico… Quais características você sempre possuiu e te mantém em um local de pertencimento e fluidez? Quais matérias você ia bem na escola? O que você sempre fez com facilidade?


3) Descubra o assunto você estudaria para o resto da sua vida: qual tema não te cansa e mesmo sem ganhar dinheiro você adoraria estudar, se aprofundar e se desenvolver constantemente? Aí existe um grande potencial do que pode se tornar o seu profissional.


4) Determine o seu valor inegociável o que estrutura a sua vida? Qual valor vêm antes dos outros? Família, disciplina, paciência, saúde… Deixe ele claro, pois qualquer profissão que você escolher, deve respeitar esses valores.


5) Mantenha o movimento: quer você esteja perdido ou fazendo algo que ame, nunca pare de aprender, se arriscar ou melhorar. Sem movimento constante não existe clareza do próximo passo, da mesma forma que o farol de um carro não ilumina a estrada inteira, mas sim os próximos 30 metros.


Separe um momento para você anotar tudo que vier ao ler esses 5 passos. É através da autoanálise, de desconstruir conceitos que não ressoam com o seu coração, que você terá cada vez mais clareza do que quer trabalhar e transbordar no mundo.


Lembrando que não existe fórmula certa para encontrar a "profissão dos sonhos". Existe o seu movimento, desenvolvimento, cura e autoconhecimento, para encontrar algo que você acredita e queira construir no Novo Mundo!


Na aula Aula 086 - Clareza profissional você vai se aprofundar nesse tema, desconstruir a ilusão que rodeia o pilar profissional e descobrir como se encontrar profissionalmente na prática. Ela já está disponível no Portal Despertando, dentro do módulo 3 > Biblioteca do Despertar.


__________________________________________________________________________________


Se você vem sentindo um chamado para se encontrar profissionalmente, assista a Aula 086 disponível apenas para alunos ativos no Portal.


__________________________________________________________________________________


VIDEOS COMPLEMENTARES:

__________________________________________________________________________________

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo