Aprenda a vencer seus medos

Você deixa de viver por medo? Eu não estou falando de qualquer medo como: altura, barata ou de ser assaltado. Estou falando do medo ilusório projetado pela sua mente que te impede de falar em público, impor a sua opinião, falar não, dar aquele passo que vai transformar a sua vida... Você se sente assim? Travado pelo medo do que vão pensar? Pelo medo de não ser o suficiente? Pela insegurança de estar fazendo algo desconhecido? Ou pelas consequências ruins que a sua ação pode ter? Se sim, esse post vai te ajudar!


Primeiro eu quero que você entenda que sentir medo é bom! Ser uma pessoa corajosa não significa ser uma pessoa que não sente medo, e sim alguém que sabe identificar e analisar seus medos, para então tomar uma ação. Se você não tivesse medo pularia de um penhasco, ficaria perto de animais perigosos e atravessaria a rua com o farol vermelho. O medo nada mais é do que um instinto de proteção, uma sensação de alerta para nos proteger e garantir a nossa sobrevivência. Já o medo ilusório nada mais é do que uma possibilidade negativa em que a nossa mente se fixa, temos pavor e medo paralizante por apenas falar em público. Ele é ilusório porque o pior que pode acontecer em uma apresentação para muitas pessoas é ela ser ruim, mas você não corre risco de perder sua vida apenas falando para um grupo de pessoas.



Agora que você sabe a diferença do medo saudável para o medo ilusório que te impede de viver seu maior potencial, vou te passar passo a passo de como aprender a lidar melhor com ele e conquistar a vida dos seus sonhos!


1) Identifique e se aproxime do seu medo


A nossa primeira reação quando sentimos medo é fugir dele, certo? Porém quando fazemos isso algo que é do tamanho de uma formiga vira um monstro! Ele começa a nos dominar e tomar proporções absurdas na nossa mente e no nosso sistema de crenças. Por isso que é importante entender e se aproximar desse medo, trazer ele para o racional. Escreva qual é esse medo, sendo bem detalhista de onde você estaria, quais sensações ele provocaria, forma... E leia para ver se é um medo ilusório ou um medo protetor.


2) Liste o que de pior pode acontecer


Isso mesmo, depois de identificar esse medo, escreva a pior situação que pode acontecer. Então se no seu caso for falar em público por exemplo:


- Vou gaguejar e falar tudo errado

- Me dará branco e eu esquecerei minha mensagem

- Vão rir de mim e me achar um fracasso

- Ninguém vai aparecer


3) Foque no que está no seu controle


E em seguida analise quais desses pontos você pode fazer algo:


- Vou gaguejar e falar tudo errado ( DEPENDE DE MIM - Assistir vídeos e aprender técnicas de respiração para falar pausadamente, e treinar varias vezes em frente ao espelho e com um amigo até ter confiança)

- Me dará branco e eu esquecerei minha mensagem ( DEPENDE DE MIM - Fazer anotações simples ou uma apresentação para me guiar e me lembrar dos tópicos)

- Vão rir de mim e me achar um fracasso (NÃO DEPENDE DE MIM - O que os outros pensam é problema deles e não seu, então esteja preparado emocionalmente para qualquer reação)

- Ninguém vai aparecer (DEPENDE PARCIALMENTE - Faça sua parte em divulgar e confirmar a presença das pessoas, as relembre um dia antes e solicite presença de pessoas que você pode contar)


4) Se prepare e vá para ação


Quando você entende que muitas coisas para aliviar o seu medo dependem de você, você tem que se preparar para ele! Estude sobre técnicas, leia sobre o assunto, compreenda tudo o que o seu medo precisa para ser vencido e vá para a AÇÃO! Muito do que a gente teme é porque não temos conhecimento e experiência sobre aquele assunto. Se prepare mas não se prenda na ilusão da procrastinação de que ainda não está pronto para superar o seu medo, de que precisa estudar mais, de mais uns anos... Só vencemos nossos medos quando agimos! Pense no seu primeiro dia de escola, que você tinha "medo" de tudo o que estava por vir, e depois se tornou um habito e você nem ligou mais. Ou quando aprendeu a dirigir, e era assustador pensar em sair por ai sozinho, e hoje você faz isso de maneira automática.


Nossos medos só são superados depois de encarados! E diferente do que muitos pensam, ele é uma ótima ferramenta de desenvolvimento pessoal. Não existe medo grande ou pequeno, se você tem pavor de borboleta e isso é significante para você ninguém pode dizer o contrário. Mas entenda que seus medos ilusórios nada mais são do que uma bússola indicando onde você precisa ir para evoluir, para subir um degrau a mais da sua evolução! Sentir frio na barriga é sinal de que estamos saindo da zona de conforto! E isso é maravilhoso quando transformado em euforia e determinação.


Abaixo tem alguns vídeos que irão te trazer mais insights sobre como superar seus medos:




Se esse post te ajudou deixe seu comentário e compartilhe com amigos!


Com amor,


Gabi


#medo #superacao #supereseusmedos #aprenda #vencer #comovencer

#comosuperar #meusmedos #coachgabi #gabrielastapff

  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle